Seguidores

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Será que um dia viveremos sem corrupção?

É impressionante o modo como já nos acostumamos a lidar com a corrupção. Desde pequenos somos induzidos a achar que seguir a lei é coisa de gente ingênua, bobinha mesmo.
Quando vemos uma blitz, logo pensamos: "coitado, mais um que vai ser estorquido...", ou quando ouvimos algum político dizer que mais um imposto precisa ser criado e dizemos " é só pararem de roubar que o dinheiro sobra"... De tanto presenciar essas situações me vi imaginando como será daqui a um tempo.
Todo mundo já se perguntou por que as ruas são tão ruins, esburacadas, mal sinalizadas, abandonadas, se o IPVA é caro, se até pra respirar no DETRAN temos que pagar e a cada dia são inventadas formas de angariar nosso suado dinheiro. Todo mundo já se perguntou como é que o Brasil ainda tem dinheiro mesmo depois de sabermos tantos escândalos de desvio de dinheiro, e não é pouquinho não, é muita verba...
Pois é. Eu gostaria de ter uma prestação de contas. Diária. Gostaria de saber pra onde cada centavo do nosso povo está indo a todo instante. Deveria ser criado um programa onde cada tostão que saísse dos cofres públicos pudesse ser visualizado por nós em um site simples. UM site. SIMPLES. Neste site, que deveria ser atualizado a cada 5 segundos no máximo, poderia existir duas colunas, uma à esquerda, sinalizando todo o dinheiro entrando e outra à direita, sinalizando todo o dinheiro que sai. Poderia haver um balanço para cada órgão do governo atualizado mensalmente. E em cada gasto, deveria ser discriminado exatamente o quê está sendo comprado. Ex.: equipamentos de segurança para agentes de trânsito ( ao clicar neste link, poderíamos ver por exemplo o preço de cada cone, apito, colete refletivo, etc..) de uma forma resumida poderíamos saber quanto cada um tá gastando e com o quê.
Não sei se existe algo parecido, nunca ouvi falar. Também não acho que tantos gênios da computação não seriam capazes de criar algo assim.
Bem, isso é um sonho. Acho que essa sensação de estar sendo roubada a todo instante ainda está longe de me abandonar. Mas é muito difícil conviver com a imagem do descaso, da indiferença, do obscuro. É lamentável ver tv. Só vemos coisas absurdas, escolas sem professor, alunos batendo em professores, professores ganhando uma vergonha, médicos, bombeiros e policiais idem, enquanto parlamentares têm todos os privilégios possíveis e mais um pouco, sentam em almofadinhas de veludo, comem pasta de gansos torturados e provavelmente devem dormir em camas feitas com alguma árvore em extinção. É essa a sensação que esmaga a minha esperança, e acredito que a de muitos.
Como é que alguém pode conseguir dormir sabendo que está ajudando a desmatar aquilo que nos faz respirar? Como é que podem fingir que está tudo bem, quando tá todo mundo careca de saber que aqueles que roubaram ontem podem perfeitamente estar no poder amanhã? Não é possível que esse infeliz óbvio relacionado a tudo que diz respeito à política continue perdurando. Já está dando nojo.
Queria poder me sentir segura de que os meus filhos, netos e todas as próximas gerações viverão em um lugar decente, onde o cidadão é respeitado, onde as escolas todas têm o mesmo nível de aprendizagem, onde os hospitais sigam um padrão de qualidade, onde quem comete crimes, principalmente contra o patrimônio público, fosse verdadeiramente punido. E o mais importante, que exista ar pra todos...
O pior de tudo é saber que isso é possível e só não é assim hoje, por conta da maldita corrupção. Uma herança cultural igual a uma praga rogada por bruxas ou algo assim. Espero que essa doença que está matando a esperança das pessoas que sofrem com seus sintomas (pois não são todas as pessoas, há aqueles que lucram com a venda de remédios...)um dia obtenha cura. Mesmo que seja lenta, só de saber que existe a possibilidade, os próprios pacientes já iriam tentar ter mais vontade de sobreviver.